Você já enfrentou problemas para receber o pagamento de um serviço prestado? Quando você precisa realizar a cobrança de um débito em atraso, como o cliente é informado?
Você já perdeu algum cliente devido a uma cobrança que o deixou desconfortável?
A cobrança de faturas e boletos em atraso não costuma ser uma atividade fácil dentro das empresas, mesmo naquelas que possuem um setor e uma equipe inteiramente dedicados a isso.
Enquanto o caixa da empresa e as contas são prejudicadas devido aos atrasos, o profissional responsável pelo financeiro e pela cobrança precisa investir tempo e esforços em um trabalho que representa apenas prejuízos para a empresa.
Um esforço que é eliminado com a cobrança automatizada através da régua de cobrança. Você já conhece essa solução?
Ela é indispensável para gestores que desejam combater os atrasos nos pagamentos de maneira efetiva e ainda traz benefícios para o relacionamento da empresa e clientes.
Vem entender porquê a régua de cobrança é tão útil nos negócios!
O que é régua de cobrança?
A régua de cobrança é uma ferramenta que faz a cobrança de clientes de forma automatizada e que proporciona 100% de controle sobre os pagamentos dos serviços e produtos vendidos.
O sistema possui este nome porque a régua de cobrança segue uma sequência linear de disparos de notificações e cobranças, que são enviadas de acordo com a frequência e pelos canais configurados no sistema.
Tudo definido antecipadamente pelo gestor nas configurações.
Dessa forma, a régua de cobrança garante que o responsável financeiro não precise checar o pagamento de cada cliente individualmente.
Garante também que todos os clientes serão avisados sobre vencimentos e atrasos, eliminando as falhas humanas do processo.
Além disso, a régua de cobrança não é apenas uma forma de cobrar os clientes que possuem débitos vencidos, mas de lembrar que há débitos em aberto e notificar quando o mesmo está próximo ao vencimento, auxiliando-os a evitar multas por atraso.
Como funciona a régua de cobrança?
Para que você entenda melhor como as cobranças são feitas de forma automática e qual é a frequência dos envios realizados pelo sistema, explicamos detalhadamente como funciona:
1. Sempre que um novo cliente é conquistado, o mesmo é adicionado ao sistema da FaturÁgil.
2. Quando a data do vencimento se aproxima, um lembrete é enviado por e-mail ao cliente. E o mesmo ocorre quando o pagamento está em atraso.
3. As mensagens de lembrete precisam ser pré-cadastradas apenas uma vez. Depois que essa etapa é concluída, o sistema se responsabiliza pelos envios.
A automação faz da régua de cobrança um sistema fácil de ser colocado em uso.
Além disso, possibilita que o gestor identifique padrões de comportamento entre os clientes, o que ajuda a conhecê-los melhor e auxilia a determinar quais meios de pagamento estão mais sujeitos a atrasos.
Fatos que podem ser relevantes para a estratégica de qualquer empresa.
Benefícios de usar a régua de cobranças
Mais produtividade e eficiência
O principal benefício de utilizar a régua de cobrança é o aumento na eficiência das cobranças e a possibilidade da equipe ou responsável ter mais tempo para investir em outras tarefas.
Enquanto isso, o sistema faz a parte operacional de cobrar cliente por cliente.
Eliminação de falhas
Tanto para as empresas, quanto para os clientes, a automatização das cobranças representa a eliminação de falhas na hora de cobrar e na hora de pagar.
Em meio a tantas tarefas no dia a dia, é natural que o responsável pela cobrança possa esquecer de cobrar os clientes que estão em atraso.
Dependendo do número de clientes existentes, torna-se quase impossível para muitas empresas lembrar cliente por cliente de fazer o pagamento antes do vencimento, aumentando assim as chances dos pagamentos ficarem em atraso.
Por outro lado, muitos clientes deixam de realizar o pagamento em dia apenas por esquecimento. Tanto por esquecer a data de vencimento do boleto ou por esquecer de deixar o valor necessário para débito em conta.
Dessa forma, o envio de lembretes antes do vencimento auxilia o cliente a lembrar e evita que o mesmo pague taxas de atraso, o que ajuda a aumentar a confiança na sua empresa, que se mostra uma verdadeira parceira nessa hora.
Redução de prejuízos
Reduzir os prejuízos é sem dúvida o benefício que mais atrai os gestores e donos de empresa.
Quando vários clientes esquecem ou atrasam o pagamento, dependendo do tamanho e capacidade da empresa, pode-se ter como consequência o atraso de contas com fornecedores ou o pagamento de funcionários.
Dessa maneira, além de manter o fluxo de caixa em dia, as cobranças automáticas evitam que a empresa atrase pagamentos de fornecedores e da equipe, fatores que são determinantes para a saúde do negócio.
A régua de cobrança por email representa a evolução de empresas que buscam processos mais eficientes que visam melhorar a gestão de pagamentos.
Ter o controle sobre as cobranças, atrasos, sobre a frequência com que os clientes esquecem de pagar e de que maneira tais atrasos influenciam no financeiro do negócio é fundamental para planejar o crescimento da empresa de forma saudável e previsível.
E lembre-se: é a partir do controle total das finanças que as empresas têm fôlego para crescer!
Conte com a FaturÁgil para melhorar os processos de gerenciamento de pagamentos por boleto, recorrência ou débito automático.
Nós podemos auxiliar em todas as etapas da gestão de pagamentos da sua empresa!