Você já enfrentou problemas para receber o pagamento de um serviço prestado? Quando você precisa realizar a cobrança de um débito em atraso, como o cliente é informado?

Você já perdeu algum cliente devido a uma cobrança que o deixou desconfortável?

A cobrança de faturas e boletos em atraso não costuma ser uma atividade fácil dentro das empresas, mesmo naquelas que possuem um setor e uma equipe inteiramente dedicados a isso.

Enquanto o caixa da empresa e as contas são prejudicadas devido aos atrasos, o profissional responsável pelo financeiro e pela cobrança precisa investir tempo e esforços em um trabalho que representa apenas prejuízos para a empresa.

Um esforço que é eliminado com a cobrança automatizada através da régua de cobrança. Você já conhece essa solução?

Ela é indispensável para gestores que desejam combater os atrasos nos pagamentos de maneira efetiva e ainda traz benefícios para o relacionamento da empresa e clientes.

Vem entender porquê a régua de cobrança é tão útil nos negócios!

O que é régua de cobrança?

A régua de cobrança é uma ferramenta que faz a cobrança de clientes de forma automatizada e que proporciona 100% de controle sobre os pagamentos dos serviços e produtos vendidos.

O sistema possui este nome porque a régua de cobrança segue uma sequência linear de disparos de notificações e cobranças, que são enviadas de acordo com a frequência e pelos canais configurados no sistema. 

Tudo definido antecipadamente pelo gestor nas configurações.

Dessa forma, a régua de cobrança garante que o responsável financeiro não precise checar o pagamento de cada cliente individualmente

Garante também que todos os clientes serão avisados sobre vencimentos e atrasos, eliminando as falhas humanas do processo.

Além disso, a régua de cobrança não é apenas uma forma de cobrar os clientes que possuem débitos vencidos, mas de lembrar que há débitos em aberto e notificar quando o mesmo está próximo ao vencimento, auxiliando-os a evitar multas por atraso.

Como funciona a régua de cobrança?

Para que você entenda melhor como as cobranças são feitas de forma automática e qual é a frequência dos envios realizados pelo sistema, explicamos detalhadamente como funciona:

1. Sempre que um novo cliente é conquistado, o mesmo é adicionado ao sistema da FaturÁgil.

2. Quando a data do vencimento se aproxima, um lembrete é enviado por e-mail ao cliente. E o mesmo ocorre quando o pagamento está em atraso.

3. As mensagens de lembrete precisam ser pré-cadastradas apenas uma vez. Depois que essa etapa é concluída, o sistema se responsabiliza pelos envios.

A automação faz da régua de cobrança um sistema fácil de ser colocado em uso. 

Além disso, possibilita que o gestor identifique padrões de comportamento entre os clientes, o que ajuda a conhecê-los melhor e auxilia a determinar quais meios de pagamento estão mais sujeitos a atrasos.

Fatos que podem ser relevantes para a estratégica de qualquer empresa.

Benefícios de usar a régua de cobranças

Mais produtividade e eficiência

O principal benefício de utilizar a régua de cobrança é o aumento na eficiência das cobranças e a possibilidade da equipe ou responsável ter mais tempo para investir em outras tarefas. 

Enquanto isso, o sistema faz a parte operacional de cobrar cliente por cliente.

Eliminação de falhas

Régua de cobrança para eliminar falhas

Tanto para as empresas, quanto para os clientes, a automatização das cobranças representa a eliminação de falhas na hora de cobrar e na hora de pagar.

Em meio a tantas tarefas no dia a dia, é natural que o responsável pela cobrança possa esquecer de cobrar os clientes que estão em atraso.

Dependendo do número de clientes existentes, torna-se quase impossível para muitas empresas lembrar cliente por cliente de fazer o pagamento antes do vencimento, aumentando assim as chances dos pagamentos ficarem em atraso.

Por outro lado, muitos clientes deixam de realizar o pagamento em dia apenas por esquecimento. Tanto por esquecer a data de vencimento do boleto ou por esquecer de deixar o valor necessário para débito em conta.

Dessa forma, o envio de lembretes antes do vencimento auxilia o cliente a lembrar e evita que o mesmo pague taxas de atraso, o que ajuda a aumentar a confiança na sua empresa, que se mostra uma verdadeira parceira nessa hora.

Redução de prejuízos

Reduzir prejuízos financeiros com uma régua de cobrança

Reduzir os prejuízos é sem dúvida o benefício que mais atrai os gestores e donos de empresa. 

Quando vários clientes esquecem ou atrasam o pagamento, dependendo do tamanho e capacidade da empresa, pode-se ter como consequência o atraso de contas com fornecedores ou o pagamento de funcionários.

Dessa maneira, além de manter o fluxo de caixa em dia, as cobranças automáticas evitam que a empresa atrase pagamentos de fornecedores e da equipe, fatores que são determinantes para a saúde do negócio.


A régua de cobrança por email representa a evolução de empresas que buscam processos mais eficientes que visam melhorar a gestão de pagamentos.

Ter o controle sobre as cobranças, atrasos, sobre a frequência com que os clientes esquecem de pagar e de que maneira tais atrasos influenciam no financeiro do negócio é fundamental para planejar o crescimento da empresa de forma saudável e previsível.

E lembre-se: é a partir do controle total das finanças que as empresas têm fôlego para crescer!

Conte com a FaturÁgil para melhorar os processos de gerenciamento de pagamentos por boleto, recorrência ou débito automático.

Nós podemos auxiliar em todas as etapas da gestão de pagamentos da sua empresa!

Autor

Fundador e CEO da FaturÁgil. É apaixonado por tecnologia, ama resolver problemas com software. Se relaciona muito bem com pessoas, sempre fazendo novas amizades e aumentando seu networking.

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