Nos últimos anos, experimentamos a popularização da venda online dos mais variados tipos de serviço: de clubes de assinatura até honorários de contabilidade, por exemplo.

Coisas que até pouco tempo atrás costumávamos adquirir de maneira tradicional em empresas, escritórios e instituições físicas, passaram a ser acessadas com mais facilidade e simplicidade graças a internet.

Mas para que toda essa facilidade esteja disponível para os compradores, quem vende precisa contar com sistemas que possibilitam negociar com segurança e tornar os processos eficazes.

Até aí, tudo ótimo! 

O problema é que “por trás” da venda da maioria dos serviços online, existe uma etapa que pode ser bastante onerosa para quem vende: é a etapa relacionada a compensação de boletos, emissão de NF, entre outras coisas que obrigam os empreendedores a utilizarem sistemas burocráticos como os de prefeituras e bancos.

Então, se você é empreendedor, precisa saber que todo esse trabalho pode ser agilizado, fazendo você economizar tempo e dinheiro! 

Neste artigo, vamos te mostrar que existe o jeito fácil de receber pagamentos online e o jeito difícil.

Tenho certeza que você vai aprender uma forma melhor de resolver esses processos! 

Acompanhe. 😉

Como receber pagamentos online?

Vendedores e compradores precisam ter segurança ao realizar transações financeiras. No entanto, mesmo depois de encontrar soluções eficazes nesse quesito, é normal para os prestadores de serviço enfrentarem desafios como este:

Imagina que você tem uma empresa que oferece três pacotes de serviço e mensalidade diferentes, além de serviços pontuais, feitos de maneira avulsa.

Na parte financeira, o responsável precisa acompanhar a cobrança recorrente dos clientes que optaram por este modelo, ao mesmo tempo que precisa acompanhar o pagamento dos clientes que contratam apenas serviços específicos.

Para você, qual seria o jeito certo de resolver isso? 

Emitir o boleto de pagamento junto ao banco, enviar para o cliente, entrar no site da instituição todos os dias para verificar se o boleto foi pago e, por fim, acessar o site do município para gerar a NF e encaminhar ao cliente.

Um processo manual e necessário que exige acompanhamento direto, não é?

Para a maioria das empresas, esta parece a única maneira de receber pagamentos online, mas nem de longe é a mais fácil!

A seguir te explicamos por quê.

Conheça o jeito mais fácil de receber pagamentos online

Se você já teve que fazer esse processo uma ou repetidas vezes, sabe o empenho e o desgaste que estão envolvidos na ação de checar repetidas vezes se o pagamento do boleto foi realizado e de acessar o site da prefeitura para emitir NF de maneira manual, em um sistema com experiência bastante ruim.

É pensando em facilitar essa rotina nas empresas que a equipe da FaturÁgil criou um sistema que integra todos esses serviços e os realiza de maneira automática. Seja para pagamentos no boleto, no cartão, por recorrência, etc.

Ele funciona assim: sempre que você realiza uma cobrança por boleto através do sistema, você não tem a necessidade de fazer emissão manual junto ao banco ou envio de remessa/retorno. Você faz tudo diretamente na plataforma.

Ou seja, de cara já elimina a necessidade de acessar o sistema do banco.

Além disso, a plataforma possui emissão automática de Nota Fiscal de serviços integrada com o portal da prefeitura.

Isso representa a eliminação de mais um sistema, o da prefeitura, que não precisa mais ser acessado pelo seu financeiro na hora de emitir NF.

A plataforma também faz a gestão de recorrência e mensalidade. 

Assim, prestadores de serviço que oferecem planos mensais podem oferecer opções de pagamento diversificadas, como a da recorrência no cartão de crédito sem comprometer o limite do cartão do cliente.

O sistema faz o faturamento automatizado de assinaturas e honorários (mensalidades, semestralidades, anuidades), e faz a conciliação automática nas contas a receber.

Tudo isso representa ganho de agilidade e a eliminação de muita dor de cabeça na gestão financeira dos negócios!

Por fim, na plataforma da FaturÁgil é possível acessar as métricas do negócio a partir de um único painel de visualização de: faturamento, taxa de crescimento, ticket médio, taxa de inadimplência, churn, CAC, fluxo de caixa, entre outros indicadores.

Como receber pagamento pelo Whatsapp?

No mês de junho de 2020, o WhatsApp anunciou a possibilidade de realizar pagamentos diretamente dentro do aplicativo, sendo que para usar essa funcionalidade, seria necessário realizar o cadastro de uma conta e cartão de crédito, como uma carteira eletrônica.

No entanto, a funcionalidade de receber ou realizar pagamento pelo Whatsapp foi suspensa pelo Banco Central e agora está sob análise, por isso, não é possível utilizar diretamente a plataforma para realizar pagamentos e recebimentos.

Por outro lado, você pode gerar links de pagamento no FaturÁgil para enviar as cobranças diretamente aos clientes pelo WhatsApp, de maneira segura e eficaz para o cliente e para o seu negócio.

Como receber pagamentos online com segurança e eficácia

Se você é dono de negócio ou um profissional autônomo, há diversas maneiras de receber pagamentos online sem precisar pagar por taxas ou serviços abusivos. 

Estamos descomplicando a maneira de fazer a gestão de pagamentos online para que as empresas possam se dedicar a impulsionar seus negócios, sem perder tempo e dinheiro com processos burocráticos e repetitivos do dia a dia.

Nós, da FaturÁgil, temos orgulho de oferecer um sistema desenvolvido de maneira pioneira no Brasil, que facilita os processos de cobrança e recebimento, tornando o dia a dia muito mais eficaz.

Conte com a gente para obter eficiência na gestão de todos os pagamentos da sua empresa!

Autor

Fundador e CEO da FaturÁgil. É apaixonado por tecnologia, ama resolver problemas com software. Se relaciona muito bem com pessoas, sempre fazendo novas amizades e aumentando seu networking.

FaturÁgil

Uma solução completa para cobranças automáticas e redução de inadimplência.

Conheça nossa solução