A contabilidade é um serviço essencial para as empresas, sendo que para muitos clientes, o serviço contábil é uma atividade bastante tradicional, que se resume a burocracias e papeladas. 

O que até pode ser uma realidade, mas não é a única. 

Nós vamos te explicar o porquê essa visão limitada dos clientes pode se tornar um problema para o seu escritório de contabilidade.

Os contadores têm domínio sobre os serviços que podem oferecer: conhecem a legislação para cada atividade empresarial, têm profundo conhecimento sobre os impostos obrigatórios e os dispensáveis, possuem experiência para otimizar a gestão financeira e os resultados, entre outras coisas.

Mas e os clientes sabem quais outros serviços de contabilidade, além do imposto de renda e da folha de pagamento, são igualmente importantes?

Muitas pessoas não sabem que existem variados tipos de serviços contábeis, muito menos que podem contar com eles de maneira consultiva e estratégica para tomar decisões financeiras importantes.

E você, contador, tem responsabilidade direta nisso!

Quando você deixa de criar ações de marketing para contabilidade, além de não divulgar o trabalho do seu escritório, você perde a oportunidade de ensinar às pessoas sobre como este serviço é uma estratégia para impulsionar os negócios.

Diante desse problema, criamos este artigo completo com tudo o que você precisa saber para fazer marketing contábil, para divulgar seu escritório, educar o público  e garantir que toda a divulgação esteja dentro da legislação.

O que é marketing contábil?

O marketing contábil é uma estratégia de divulgação, que tem como principal objetivo mostrar todo o potencial dos serviços contábeis e demonstrar que os contadores não devem ser acionados somente para fazer a folha de pagamento ou para declarar o imposto de renda.

Em tempos em que a popularidade das redes sociais alcança níveis extraordinários, utilizar os principais canais (Instagram, Facebook, LinkedIn) é uma necessidade urgente para a qual os contadores devem direcionar os esforços.

Por meio do marketing contábil é possível:

  • Desmistificar a ideia que serviços contábeis são apenas para burocracias e papeladas.
  • Educar o público-alvo sobre os serviços de contabilidade.
  • Auxiliá-lo a identificar os problemas de negócio que a contabilidade pode solucionar.
  • Guiar o público no processo de construir consideração e reconhecimento do seu escritório.

É a partir do marketing contábil que os contadores vão sair dos limites dos escritórios físicos para se conectar com os clientes e possíveis clientes nos locais em que eles realmente estão ativos, a fim de construir uma visão nova, mais atualizada e necessária sobre os serviços contábeis.

Como fazer marketing de escritório de contabilidade

O primeiro passo para aprender como fazer marketing para contadores é se inteirar sobre o que o Conselho Federal de Contabilidade prevê. Ou seja, você precisa saber o que pode e o que não pode fazer, sob risco de penalização.

De acordo com o CFC, as principais orientações sobre práticas relacionadas à divulgação de serviços contábeis são:

  • O escritório não deve dar a entender que é melhor ou mais capacitado que os demais.
  • É proibido oferecer serviços em um contexto promocional, visto que os valores devem respeitar o Código de Ética Profissional do Contador.
  • Além disso, propagandas contendo promessas como “contrate nosso escritório para se livrar dos impostos” são consideradas antiéticas.

Você pode ver mais detalhes no Artigo 3º, inciso I, é vedado ao contabilista:

“I – anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes; (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)”.

O CFC tem poucas limitações, o que torna possível desenvolver diversas ações de marketing para se conectar com o seu público.

Por isso, é hora de ir para a parte prática e aprender como fazer o marketing contábil do seu escritório.

Marketing digital para contadores: por onde começar

Determine o público-alvo que deseja atingir

Nós sabemos que a ideia de se comunicar de uma maneira geral, visando atingir o máximo possível de clientes e possíveis clientes é muito tentadora, afinal, quanto mais pessoas você atingir, mais chances de fechar novos contratos de serviço, não é?

Na verdade, o marketing trabalha o oposto dessa ideia. Quando você tenta conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, a comunicação utilizada às vezes é tão genérica, que ninguém acaba se identificando com ela.

Por isso, o primeiro passo para criar um plano de marketing para o seu escritório de contabilidade é determinar o público-alvo que você deseja atingir.

São pequenas, médias ou grandes empresas? Existe um setor no qual você já atende um número considerável de empresas e gostaria de explorar ainda mais?

Lembre-se de levar em consideração o tamanho da sua equipe atualmente e os objetivos que você tem para o futuro do seu escritório.

Mesmo que o seu público-alvo ainda não esteja “dentro” da sua carteira de clientes, você pode, a partir de agora, criar um planejamento para trazê-los até seu escritório.

Defina uma identidade visual para seu escritório de contabilidade

A identidade visual do seu escritório está bem definida? Ou faz tantos anos que ela foi feita que você não tem muita certeza sobre as cores e símbolos utilizados nela?

Saiba que identidade visual não é apenas ter um logo para se diferenciar!

Ter uma identidade visual meio improvisada ou desatualizada pode ter funcionado até agora, mas quando você explora os canais digitais, ter uma identidade bem definida será fundamental para que as pessoas identifiquem e se lembrem do seu escritório.

A identidade visual é parte da impressão diária que você causa nos clientes. É também parte integrante da comunicação e de como seus clientes e possíveis clientes vão interpretar a sua marca.

Por isso, se a sua identidade visual não está atualizada ou atendendo aos critérios necessários para posicionar bem o seu escritório online, é hora de contratar um profissional especializado para resolver este problema.

Plano de marketing para escritório de contabilidade

Os dois tópicos definidos acima representam meio caminho andado. Com eles prontos, você pode começar a montar um plano de marketing para o seu escritório de contabilidade.

Nesse plano de marketing, além do seu público-alvo, é importante mapear os concorrentes, as informações relevantes do mercado e os objetivos que você deseja atingir.

Determine metas alcançáveis e prazos que possam ser cumpridos. E lembre que o marketing deve ser contínuo e você não vai conseguir resultados fantásticos em apenas três meses.

Crie conteúdos que sejam interessantes para o seu público 

Como profissional contábil, você detém dezenas de conhecimentos relacionados à contabilidade que a maioria das pessoas não têm.

Porém, para que as pessoas percebam o valor desses conhecimentos para o negócio delas, elas precisam ser expostas a conteúdos que ensinam sobre o trabalho de contabilidade e que demonstram como o seu escritório soluciona os problemas que ela tem. 

Por isso, apresente esses conhecimentos (serviços) de maneira que ela consiga visualizar aquela solução como necessária para os problemas e desafios financeiros da empresa.

Você também pode explorar as oportunidades que ela pode perder por não ter um escritório de contabilidade auxiliando de forma estratégica na parte financeira.

Como conseguir clientes para o escritório de contabilidade

Seguir os passos listados no último tópico serão fundamentais para colocar sua estratégia de marketing contábil em prática.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre como conseguir clientes para o escritório de contabilidade, separamos orientações que você não pode abrir mão:

  • Apareça e esteja presente. Se você não possui uma rede de contatos capaz de gerar dezenas de clientes por indicação, então você precisa mostrar ao seu público que você existe e quais são seus diferenciais.
  • Deixe claro os problemas que você resolve e as oportunidades de melhoria que seu escritório pode gerar para o cliente.
  • Ensine sobre as obrigações legais que os clientes não podem deixar de cumprir. Fique à disposição para resolver este obstáculo.
  • Valorize seus clientes e crie um atendimento diferenciado. Isso vai incentivá-los a indicar seu escritório para outras pessoas.

Com a proporção que as redes sociais tomaram na vida das pessoas, o marketing contábil é uma estratégia que os contadores não podem abrir mão se desejam sobreviver e ter sucesso nos próximos anos.

Adotar estratégias e ações básicas como as ensinadas neste artigo pode parecer desafiador, mas só até você colocar este compromisso na rotina.

Ainda não é tarde para começar!

Agora que você já possui as informações que vão te guiar nessa etapa, é hora de colocar a mão na massa. 

Vale reforçar que nem sempre você conseguirá fazer tudo sozinho, então envolva a equipe toda com o marketing, delegue tarefas para que as metas sejam cumpridas e conte com profissionais da área para melhorar os processos de marketing!

Autor

Fundador e CEO da FaturÁgil. É apaixonado por tecnologia, ama resolver problemas com software. Se relaciona muito bem com pessoas, sempre fazendo novas amizades e aumentando seu networking.

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