Quando se fala em digitalização da contabilidade, você percebe que há uma certa confusão envolvendo a contabilidade digital e a contabilidade online?

Se esses termos causam confusão entre os contadores, será que as pessoas jurídicas que precisam dos serviços contábeis sabem fazer essa diferenciação e escolher a melhor opção para cuidar do seus negócios?

Está na hora de esclarecer isso!

Mas não somente para as pessoas jurídicas que precisam de serviços contábeis.

Os contadores precisam passar a enxergar a tecnologia como uma aliada e adotá-la de vez como um fator de diferenciação nos escritórios. Adotar esta postura será fundamental para o desempenho e a saúde financeira do seu negócio.

Além do mais, você pode estar perdendo clientes inexperientes que optam por serviços de contabilidade online por não compreender o que estavam deixando para trás.

Então vamos lá!

É hora de esclarecer de vez as diferenças entre contabilidade digital e contabilidade online, aprender como usar a tecnologia para melhorar a produtividade do seu escritório e, de quebra, atrair clientes que estão em busca de eficiência e expertise.

O que é contabilidade digital?

Equipe de contabilidade digital

Contabilidade digital é um modelo de contabilidade que tem como principal objetivo tornar os processos mais eficientes, melhorar a produtividade e agregar valor ao serviço contábil sem deixar de prestar suporte consultivo aos clientes.

Para os contadores, o principal objetivo da contabilidade digital é a automatização dos processos. 

É ela quem vai garantir mais tempo para o contador trabalhar com atividades mais estratégicas e menos manuais.

Para os que ainda não aderiram esse formato em nenhuma etapa dos serviços prestados, a digitalização é uma oportunidade de melhorar todos os processos e impulsionar os negócios. 

É importante frisar que, ao contrário da contabilidade online, a contabilidade digital não tem como foco o preço baixo em troca de um serviço padronizado.

Ter isso claro é fundamental para que os escritórios de contabilidade realmente enxerguem a tecnologia como uma parceira indispensável e criem novas estratégias baseadas nas necessidades mais atuais dos empreendedores: 

  • Utilizar a internet para agilizar os processos.
  • Eliminar atividades burocráticas realizadas de maneira presencial em instituições.
  • Obter atendimento personalizado para o próprio negócio.
  • Contar com experiência que somente um contador pode oferecer.

Contabilidade online e contabilidade digital: qual a diferença?

A principal diferença entre a contabilidade online e a contabilidade digital são as seguintes:

  • A contabilidade online tem como foco principal facilitar a resolução das obrigações legais que os clientes têm com o FISCO.
  • Para o cliente, isso representa atualizar dados e informações em uma plataforma automatizada que facilita esse processo.
  • A ideia da contabilidade online é oferecer esse serviço com baixo custo, e por isso, de forma padronizada para todos os negócios.
  • Neste formato, não estão incluídas orientações e suporte do contador.
  • A contabilidade digital, por sua vez, utiliza a tecnologia para tornar os processos internos do dia a dia do contador mais eficientes.
  • Ela elimina burocracias e reduz drasticamente a necessidade de imprimir e levar de um lado para o outro dezenas de documentos.
  • A contabilidade digital também permite que o cliente tenha agilidade sempre que precisar mandar informações e dados atualizados sem precisar passar por cartórios ou instituições.
  • Além disso, a contabilidade digital trabalha com a responsabilidade de melhorar os resultados dos clientes, não somente com a resolução das obrigações legais.

Explicando dessa maneira as diferenças entre esses dois serviços ficam bem claras, não é?

Conheça os principais benefícios da contabilidade digital para os contadores

A contabilidade digital parece, mas não é um assunto tão recente assim. 

Ela já vem sendo estudada por diversos especialistas da área há algum tempo, sendo que uma pesquisa realizada em 2017 apontou que empresas que utilizam a contabilidade digital têm crescimento de 15% ao ano, enquanto empresas que não utilizam têm apenas 4%.

Este já é um ótimo motivo para implementar no seu escritório o uso de plataformas que automatizam as atividades.

E abaixo nós apresentamos mais alguns:

Aumento na produtividade

A contabilidade digital permite que tarefas burocráticas como a conciliação bancária, gestão tributária, gestão da folha de pagamento, gestão de recorrência, controle e relatórios, DRE gerencial, etc sejam feitas de maneira automatizada.

Tudo isso garante que os contadores tenham mais tempo para se dedicar a outras funções mais estratégicas para os clientes.

Por isso a tecnologia é tão decisiva nessa transformação: além de fazer as atividades de maneira mais rápida, ela vai oferecer tempo para pensar em estratégias que realmente fazem a diferença.

Ampliação da capacidade de atendimento

Aumento da produtividade

Com a digitalização dos serviços que antes eram feitos de maneira manual, as informações dos clientes ficam centralizadas em uma única plataforma, tornando a rotina do contador mais prática e sem atritos.

Dessa forma, os processos se tornam mais eficientes e os escritórios passam a trabalhar com a possibilidade de ampliar a capacidade de atendimento mantendo o mesmo nível de qualidade.

Acesso a informações atualizadas

Outro benefício da contabilidade digital é que as tarefas de análises manuais, digitação, arquivamento e malotes de documentos físicos são eliminados ou reduzidos consideravelmente.

Isso ocorre porque a coleta de dados e o processamento de informações passam a ser feitos digitalmente, por meio de integrações do software utilizado pelo contador com o sistema de gestão usado pelo cliente.

Esse modelo permite que os contadores tenham acesso a informações mais atualizadas e completas, obtidas em tempo real. O que contribui de forma positiva para melhorar as análises e a qualidade do planejamento.

3 passos básicos para migrar para a contabilidade digital com facilidade

Estude a maturidade dos seus clientes e do seu público

O primeiro passo para migrar para a contabilidade digital é entender com qual público você vai lidar e quais dos seus atuais clientes você vai poder contar nesta primeira etapa de migração.

Assim como você e o seu escritório precisarão passar por um processo de aprendizado e adaptação à ideia de se digitalizar, vão existir clientes que estão mais propensos e outros que precisam ganhar mais maturidade antes de fazer essa mudança.

Dessa forma, priorize os clientes que já estão familiarizados às novas tecnologias e abertos a esse tipo de inovação. Em seguida, estude as maneiras de implementar estas mudanças de acordo com os cenários vividos pelos clientes.

Entender as necessidades de cada negócio vai ser um diferencial nesse processo. Afinal, ao aceitar mudar e digitalizar alguns processos, os clientes devem entender que vão obter vantagens nessa troca.

Transforme a cultura do seu escritório

Antes, durante e após a implementação de novas tecnologias é fundamental trabalhar a cultura do escritório e dos profissionais.

Lembre-se que por um bom tempo você e eles estiveram adaptados a um modelo de trabalho mais tradicional que, muitas vezes, foi ensinado ainda na faculdade. 

O que é natural já que parte interessante da inovação é trazer ferramentas e metodologias mais eficazes do que as que estão sendo utilizadas e ensinadas até então.

Por isso, realize treinamentos, apresentações e engaje sua equipe neste processo para que todos se sintam preparados e visualizem todos os benefícios da digitalização.

Pesquise plataformas que se adequam ao seu modelo de trabalho

Por fim, pesquise por uma ferramenta de gestão que vai facilitar esta migração. 

Afinal, não basta digitalizar os processos, é necessário contar com benefícios e funcionalidades como:

  • A plataforma precisa atender às principais necessidades do seu negócio.
  • Ela precisa trazer vantagens imediatas para a rotina, como eficiência e aumento da produtividade.
  • É fundamental que a plataforma seja capaz de se integrar com o sistema ERP utilizado pelos seus clientes.
  • Também é importante ter um sistema fácil e intuitivo, que facilite a adaptação de todos os envolvidos.

A tecnologia deve ser parte fundamental do seu escritório

A tecnologia já está e vai estar cada vez mais presente na rotina de todas as pessoas, e isso não é diferente quando o assunto são negócios.

Encarar a digitalização como uma forma de trazer mais qualidade para o trabalho e para aumentar a produtividade é fundamental para que os contadores não enxerguem a digitalização como um inimigo que vai substituir as atividades realizadas pelos profissionais.

Ao contrário disso, a tecnologia deve ser utilizada de maneira estratégica para potencializar as qualidades do seu escritório. E os contadores que entenderem essa mudança necessária vão se destacar!

A FaturÁgil tem auxiliado vários escritórios a digitalizar as atividades.

Temos acompanhado como o ganho de tempo faz diferença para os contadores, seja em escritórios ou para contadores autônomos.

Por isso, se você está pensando em adotar ferramentas que vão potencializar a capacidade de atendimento do seu negócio, fique à vontade para entrar em contato e conversar com um dos nossos profissionais para entender como nós podemos te auxiliar nesta etapa de transformação.

Autor

Fundador e CEO da FaturÁgil. É apaixonado por tecnologia, ama resolver problemas com software. Se relaciona muito bem com pessoas, sempre fazendo novas amizades e aumentando seu networking.

FaturÁgil

Uma solução completa para cobranças automáticas e redução de inadimplência.

Conheça nossa solução